• As almas do purgatório podem rezar por nós?

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Sabemos que é nosso dever enquanto Católicos rezarmos pelas almas que padecem no purgatório, já elas nada podem fazer pelas suas almas, afim de que atinjam a santidade necessária para entrarem na alegria do céu (Catecismo da Igreja Católica, 1030). Quando rezamos por essas almas, nós as ajudamos nesse processo de purificação, para dessa forma entrarem no céu. Mas, se essas almas nada podem fazer elas, elas PODEM REZAR POR NÓS?

Existem duas opiniões distintas de dois Doutores da Igreja Católica, a esse respeito.

O Doutor Angélico, Santo Tomás de Aquino, nos diz que essas almas do purgatório NÃO podem rezar por nós. Veja:

Os que estão no Purgatório ainda não gozam da visão do Verbo, para que possam conhecer o que pensamos e falamos. Por isso, não lhes pedimos os seus sufrágios em nossas orações. (S. Th. II-II, q. 83, a. 4, ad 3)

Os que estão no Purgatório, embora sejam superiores a nós devido à impecabilidade, são inferiores a nós quanto às penas que sofrem. Por isso não estão em condição de orar; pelo contrário, é preciso orar por elas. (S. Th. II-II, q. 83, a. 11, ad 3)

O Douto Zelantíssimo, Santo Afonso de Ligório, concorda que as almas do purgatório não vêem Deus, portanto não estão em estado de oração, porém isso não impede que elas possam rezar por nós, e que Deus de maneira extraordinária revele a essas almas as nossas necessidades, concedendo á depender da Sua vontade, aos pedidos dela. Dessa forma, ele nos exorta, que elas podem SIM rezar por nós:

Todavia, acredita-se piamente, como dissemos, que o Senhor lhes faz conhecer as nossas preces e, então, cheias de caridade não deixam de pedir por nós. Santa Catarina de Bolonha, quando desejava alcançar alguma graça, recorria às almas do purgatório e era imediatamente atendida. Até dizia que muitas graças, que não havia obtido pela intercessão dos santos, conseguia invocando as almas do purgatório.

A oração

A Igreja não apresenta uma posição definida a esse respeito, cabe ao fiel, portanto, acatar a que julgar mais apropriada. Lembrando sempre que independente opção interior de cada um, devemos sempre rezar pelas almas do purgatório, a fim de aliviar seus sofrimentos.

Referências

  1. Suma Teológica, Santo Tomas de Aquino
  2. A oração, Santo Afonso de Ligório
  3. https://padrepauloricardo.org/episodios/as-almas-do-purgatorio-podem-rezar-por-nos
  4. https://blog.cancaonova.com/natal/2013/04/11/rezemos-pelas-almas-do-purgatorio/

 

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.