• Qual o sentido de cobrir as imagens sacras durante a quaresma?

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Na verdade as imagens e crucifixos devem ser cobertos a partir do quinto domingo da quaresma e não durante toda quaresma. Recordando, que o Missal Romano não obriga tal prática, cabe as conferências episcopais discernirem mantê-la ou não, de acordo com o costume da região, entre outros fatores. Primeiramente, devemos entender que a quaresma apresenta certa divisão no seu tempo e naquilo que é focado em cada tempo:

  1. As quatro primeiras semanas: estão voltadas para a conversão dos fieis.
  2. A partir do quinto domingo: a igreja volta o seu olhar para a paixão de Cristo. Rememorando o passado, observamos que o missal de 1962, ao invés de usar o termo quinto domingo, utilizava o termo primeiro domingo da paixão. Os termos foram modificados após o Concilio Vaticano II.

Dessa forma, considerando que as leituras e prefácios estão voltados a partir do quinto domingo para a paixão de Cristo, isto explica o fato de velarmos imagens (até a Vigília pascal) e crucifixos (até a sexta-feira santa), é uma forma de antecipamos o LUTO pela morte de Jesus Cristo, pelo seu sofrimento, fazendo uma espécie de jejum dos olhos, de preparação, sobretudo INTERIOR em não olhar para aquelas imagens que apresentam tanta beleza, em voltar o olhar apenas para CRISTO que será CRUCIFICADO. Mas, porque velar também o crucifixo? Porque após termos feito este jejum dos olhos, esse luto antecipado, na sexta-feira, o véu será tirado, e ai neste dia nós poderemos com o coração preparado contemplá-lo, adorá-lo, meditando sua paixão.

Vejamos que, devemos de fato entrar no mistério da paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Que nós possamos fazer jejum dos nossos olhos, nos aprofundarmos na penitência, sobretudo nos últimos dias da quaresma, para então, quando o véu cair, podermos adorar Jesus na cruz, e levar a nossa alma a compreender o amor de Deus por nós, ao derramar o seu sangue naquele madeiro.

REFERÊNCIAS

  1. https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-cobrimos-as-imagens-sacras-na-quaresma
  2. http://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/por-que-cobrimos-as-imagens-sacras-na-quaresma.html
Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.