A Importância do Pudor e Modéstia no Vestir

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina a importância do pudor no modo como nos vestimos, para preservar a pureza de coração e nos proteger da curiosidade malsãs que causam a exploração do corpo na publicidade e em meios de comunicação, fazendo com que nos acostumemos ao pecado e assim cada vez mais na degradação da dignidade humana.

  • 2521 A pureza exige o pudor. Este é uma parte integrante da temperança. O pudor preserva a intimidade da pessoa. Consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado à castidade, exprimindo sua delicadeza. Orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união.
  • 2522 O pudor protege o mistério das pessoas e de seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa; pede que sejam cumpridas as condições da doação e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade malsã. Torna-se discrição.

Leia também:
Modéstia nos trajes das crianças é Dever de Mãe
Homília sobre a modéstia no vestir
Gravidade da Impureza

 

    • 2523 Existe um pudor dos sentimentos, como existe o do corpo. O pudor, por exemplo, protesta contra a exploração do corpo humano em função de uma curiosidade doentia (como em certo tipo de publicidade), ou contra a solicitação de certos meios de comunicação ir longe demais na revelação de confidências íntimas. O pudor inspira um modo de viver que permite resistir às solicitações da moda e à pressão das ideologias dominantes.

Resumindo:

    • 2528 “Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt, 5,28).
    • 2529 O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscência carnal.
    • 2530 A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do coração e pela prática da temperança.
    • 2531 A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus.
    • 2532 A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar.
    • 2533 A pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e discrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.

Como eu me visto para a Santa Missa?

Tenho ciência de que estou me preparando para visitar a Casa de Deus e estar, verdadeiramente, diante de Jesus Cristo na Eucaristia? Faço isso por amor a Deus?

Fonte: Catecismo da Igreja Católica
Vídeo: Gabriel Zavitoski

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.