A medida de amar a Deus é amá-lo sem medida!

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

“Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade que por demasiado rigor.”

São Francisco de Sales foi Bispo de Genebra, enfrentou vitoriosamente, em controvérsias públicas, os mais reputados teólogos protestantes. Pela pregação, pelos escritos e pelo aconselhamento espiritual realizou prodígios de apostolado. Escreveu diversas obras de espiritualidade.

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.

Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas e colocava-os debaixo das portas, nos muros e por toda a parte. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual.

Escreveu dois Tratados que lhe deram o título de Doutor da Igreja: Introdução à Vida Devota e Tratado do Amor de DeusO Tratado do amor de Deus serviu para muitos hereges voltarem à Igreja, onde desenvolveu o lema: “a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida”. 

Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época. Fundou, com Santa Joana de Chantal, a Ordem das Visitandinas. Francisco era seu diretor espiritual e também  de São Vicente de Paulo.  É padroeiro dos jornalistas e escritores católicos. São Francisco de Sales aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição (surdos).

Conheça a Obra mais famosa de São Francisco de Sales, que converteu muitos hereges de seu tempo!

 Tratado do Amor de Deus

Este Tratado é feito para ajudar a alma já devota a aperfeiçoar-se, e por isso, fui obrigado a dizer muitas coisas um pouco menos conhecidas do vulgo e que, por consequência, parecerão mais obscuras; o fundo da ciência é sempre um pouco mais difícil de sondar, e encontram-se poucos mergulhadores que queiram e saibam ir colher as pérolas e outras pedras preciosas nos abismos do oceano.

Há muito tempo que projetava escrever sobre o amor sagrado… Nem sempre se colhem resultados iguais: se sou breve neste Tratado, meu caro leitor, faze tu por adiantar na bondade, e Deus abençoará a tua leitura.

Por tal razão dediquei esta obra a Nossa Senhora e a São José, como já havia dedicado a Introdução à Vida Devota ao Divino Menino que é o Salvador dos amantes e o Amor dos salvados… Agora, que me vejo oprimido pelo meu cargo e encontro mil embaraços para escrever, não consagro nada senão aos Príncipes do Céu, para que eles me alcancem a luz de que necessito, e, se isto for do seu agrado, para que estes escritos tenham um nascimento frutuoso e útil a muitos.

Deus te abençoe, meu caro leitor, e te faça rico do seu santo amor. Submeto, porém, sempre e de todo o meu coração os meus escritos, as minhas palavras e as minhas ações à correção da Santíssima Igreja Católica, Apostólica e Romana, porque sei que ela é a coluna e firmamento da verdade, da qual não pode afastar-se nem separar-se, e que «ninguém pode ter a Deus por Pai, quando não tem esta Igreja por Mãe».

Leia também:
Mulher vê homem chorar ao jogar presente no lixo – o que ela encontra depois parte seu coração

Fonte: Editora Cléofas / Franciscanos.org

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.