Ato de contrição

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

O que é o ato de contrição?

“A contrição ou arrependimento é a condição mais necessária e mais importante para se obter o perdão dos pecados, pois, sem contrição, não há perdão […]. “

“Não te contentes, pois, em fazer precipitadamente pela boca alguns atos de contrição; mas procura compenetrar o teu coração de uma verdadeira compunção e dor, duma detestação e dum aborrecimento sincero das culpas cometidas, junto com o propósito de emenda. ”

“A fim de arrependermo-nos bem é necessário propormo-nos os motivos de contrição que a fé nos ensina. Estes podem proceder do temor ou do amor de Deus. “

  • “[…] A contrição excitada pelo temor de Deus, chama-se imperfeita, e é suficiente, para fazer uma confissão válida. “
  • “A contrição excitada pelo amor de Deus chama-se perfeita; seu efeito é de justificar o pecador, ainda antes de receber o sacramento da penitência, contanto, que tenha sincero desejo de confessar. ”

Ato para excitar a contrição:

“Eis aqui, ó meu Deus, o vosso filho pródigo, que volta contrito ao vosso seio paternal!

Que motivos de confusão para mim, misericordioso Senhor e amoroso Pai, ter-vos tantas vezes ofendido, depois de vos ter tantas vezes prometido emendar-me!

Como me atrevi a pecar na vossa presença, conhecendo quanto o pecado vos desagrada!

Ah! Meu Deus, meu Pai, perdoai-me, e não me castigueis segundo o rigor da vossa justiça; tende piedade de mim, que já não sou digno de ser chamado vosso filho, e aceitai um coração pesaroso de vos ter ofendido e disposto a amar-vos para sempre.

Detesto, Senhor, todos os meus pecados, que são muitos e graves; porque com eles mereci as penas do inferno e ofendi vossa divina majestade, vossa santidade e vossa bondade infinita.

Amo-vos sobre todas as coisas, meu Deus, meu Pai, meu Salvador, e, por amor de vós, quero antes morrer do que tornar a ofender-vos.

Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe minha, anjo da minha guarda, santo do meu nome, santos e santas do paraíso, intercedei e rogai por mim nesta hora, em que tanto preciso do vosso patrocínio. ”

Oração de contrição:

“Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudando com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém. ”

(Tesouro da Juventude Cristã – Manual de Piedade – D. Frei Luis Maria de Sant’Ana, p. 127 a 132)

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.