A Cruz e o Homem, por São Francisco de Pádua

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Quanto vale o ser humano para Deus?

“Cristo, que é a tua vida, está pendurado diante de ti, para que tu olhes para a cruz como para um espelho. Nela poderás conhecer quanto mortais foram as tuas feridas, que nenhum remédio teria podido curar, a não ser o sangue do Filho de Deus. 

Se olhares bem, poderás dar-te conta de como são grandes a tua dignidade humana e o teu valor (…) Em nenhum outro lugar o homem pode aperceber-se melhor do seu valor, a não ser olhando para o espelho da cruz”.

(Sermones Dominicales et Festivi III, pp.213-214)

Santo Antônio de Pádua


Meditando estas palavras podemos compreender melhor a importância da imagem do Crucifixo para a nossa cultura, para o nosso humanismo nascido da fé cristã. Precisamente olhando para o Crucifixo vemos, como diz Santo Antônio, como é grande a dignidade humana e o valor do homem.

Em nenhum outro ponto se pode compreender quanto o homem vale, precisamente porque Deus nos torna tão importantes, nos vê tão importantes, que somos, para Ele, dignos do seu sofrimento; assim, toda a dignidade humana aparece no espelho do Crucifixo e olhar em sua direção é sempre fonte do reconhecimento da dignidade humana.

Fonte: trecho do livro Catequeses Sobre Santos, de Bento XVI/pág. 433

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.