Dois coroinhas foram presos por colocar maconha no incensário da igreja? Verdade ou farsa?

Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

É verdade que uma dupla de coroinhas acabou sendo presa após colocar maconha no incensário da igreja e deixar os fiéis “alegres”?

A notícia surgiu em espanhol na segunda semana de janeiro de 2018 e, de acordo com o texto, dois coroinhas resolveram pregar uma peça e colocaram meio quilo de maconha no lugar do incenso no “botafumeiro” da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha!

A reportagem afirma que a dupla teria sido presa após a “brincadeira” (que teria deixado os fieis mais “alegres”) e que eles foram liberados, mas não poderão mais exercer suas funções como servidores de altar.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

A Missa do Botafumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Botafumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.

Durante as celebrações, o botafumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.

Leia também:
Globo causa polêmica e revolta católicos ao satirizar a fé cristã em “Tá no Ar”Gritos e
choro levam polícia à casa de dois idosos – e o motivo parte o coração

Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.

A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.

Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:

“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”.

Conclusão

A notícia afirmando que dois coroinhas trocaram o incenso por maconha em uma missa na catedral de Santiago de Compostela é falsa! Ela surgiu em um site humorístico em uma publicação feita na segunda semana de janeiro de 2018.

Via Front Católico
Clique no Botão do Whatsapp e compartilhe com 5 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.